Desconfie de amizades nas redes sociais.

As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano. Há mas nossas redes pessoas conhecidas, amigos e familiares. Entretanto não é fácil manter somente esses laços. Sempre aparece um pedido de amizade, um perfil com foto bonita, que nos transmite tranquilidade.

Assim que aceitamos, logo essas pessoas nos enviam mensagens e vão nos conquistando. Querem saber sobre detalhes e intimidade.

Por vezes, falamos o essencial, noutras, acreditamos que são pessoas legais e abrimos nosso coração.

Com o passar do tempo, eles se tornam até companhia. Então, passamos a dividir situações. Eu mesma tenho amigos de longas datas que nem conheço pessoalmente que moram em outros continentes. Há outros, que são de perto, e mesmo assim devemos desconfiar.

Foi numa dessas amarras que acabei confiando e dizendo coisas particulares. Então, descobri que não era para confiar. Assim simplesmente deixei de comunicar. E acreditem, quem me ajudou foi amigos da vida real e um das redes sociais.

Fica aqui uma alerta para se precaver de falsas amizades:

1. Verificar Perfis: Analise cuidadosamente os perfis antes de aceitar amizades. Observe fotos, informações e atividades.

2. Pesquisar: Faça uma pesquisa online do nome da pessoa para verificar se há inconsistências ou alertas sobre comportamentos suspeitos. Se pedirem dinheiro, iniciar ligações não atendam ao pedido.

3. Privacidade: Ajuste as configurações de privacidade para limitar o acesso de desconhecidos às suas informações pessoais nas redes sociais. Vá nas configurações e observe se seu perfil é público, se sua lista de amigos é privada. Outra dica é nunca expor sua família e fotos de tudo que lhe acontece.

4. Desconfie de Rapidez: Desconfie de amizades que se desenvolvem muito rapidamente. Falsos perfis podem tentar criar laços rapidamente. Te chamam de amor e outros adjetivos carinhosos no mesmo dia ou semana... É estranho.


5. Conversar Offline: Procure estabelecer conversas offline, como por chamada de vídeo, para confirmar a identidade da pessoa, quando marcar de encontrar em algum lugar. Isso só em último caso, eu não aceito chamada de vídeo de pessoas desconhecidas. E se for encontrar alguém das redes sociais, faça em lugar público. Combine uma roupa, mas não vá com ela, deixe a localização ligada e avise seus familiares.

6. Atenção a Pedidos Incomuns: Desconfie de pedidos de dinheiro, informações pessoais sensíveis ou qualquer solicitação suspeita.

7. Denunciar: Se encontrar algo suspeito, denuncie a pessoa às plataformas para que possam tomar medidas.

Lembre-se sempre de confiar em seu instinto e manter uma abordagem cautelosa ao fazer novas amizades online.

Nem todas as pessoas são confiáveis. 

Há casos de pessoas que caíram em golpes de dinheiro, de encontros e foram assaltadas e até sequestro.

Tenham cuidado. As amizades virtuais geram sentimentos porque, mesmo sendo estabelecidas através de meios digitais, envolvem interações emocionais, compartilhamento de experiências e apoio mútuo, criando conexões significativas entre as pessoas, independentemente da distância física. Não se deixem envolver.

Beijos de luz.


Texto

Eriane Grigório.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para passar em concursos públicos na área da educação

A história dos Três Reis Magos: Melchior, Baltazar e Gaspar está associada ao relato bíblico do nascimento de Jesus